canjo-01-300x300

O que é o Cajon? Conheça!

Cajon, Conheça!

cajon-instrumento

Cajon: É um instrumento de percussão que foi criado no Peru, onde até hoje é muito utilizado não só na América do Sul, mas também na Europa. Onde possui formato de caixa e, em geral, acabamento simples em madeira.

O mesmo faz uma combinação perfeita com voz e violão, é bastante comum vê-lo em rodas de MPB e outras bandas.

Muita das vezes quando vamos a um barzinho vermos que o percussionista sempre estará com um cajon para  ficar acompanhando o decorrer do show.

Portanto, a origem  é afro-peruana.Com o tempo ele venho se transformou no instrumento que conhecemos hoje e é considerado Patrimônio Cultural da Nação pelo governo peruano.

Difundido na Europa pelo ritmo flamenco, o cajon foi ganhando espaço pelo mundo. Um dos responsáveis pelo uso e divulgação do som peculiar do instrumento no velho mundo, foi o reconhecido guitarrista flamenco Paco de Lucia.

Outra coisa que fez o cajon expandir mais foi seu ritmo e a sonoridade que o mesmo proporciona onde ficam completos com as palmas e sapateados da música flamenca.

Uma combinação perfeita de percussão, palmas e guitarra, e foi assim que o cajon se popularizou e é tão comum na Espanha e países latinos.

O cajon é um instrumento de percussão, portanto, indicado para músicos percussionistas ou pessoas que se identificam com o gênero. É tocado com as mãos, ou até mesmo com baqueta acústica.

Qualquer pessoa pode fazer uso desse instrumento, pois possui assento próprio.

O músico então fica sentado em cima dele e o posiciona entre as pernas.

  • MDF 

mdf

É feito com a madeira MDF, porém, não é muito aconselhável.

MDF é um painel de fibras de madeira e tem uma composição homogênea tanto na sua superfície quanto no seu interior.

É muito procurado por artesãos por sua capacidade de poder ser pintado, lixado, cortado, colado, parafusado e perfurado.

Ele é resistente à insetos furadores, mas não tem essa resistência contra a umidade, portanto, tente deixar seu cajon em MDF longe da água e manter em lugar arejado.

 

  • Curiosidades

• Tem sua origem no Peru e foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Nação no ano de 2001;
• O recorde mundial de maior número de cajoneros tocando juntos foi registrado no II Festival de Cajon Peruano, realizado na cidade de Lima, Peru, no dia 11 de abril de 2009.

Posted in Instrumentos and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *