Ravi Shankar Citara Indiana

Cítara: O instrumento musical da Índia.

A Cítara foi muito tocada pelos gregos.

A Cítara é um instrumento musical de cordas, relacionado com a lira, muito tocado pelos antigos gregos e intimamente associada ao deus Apolo, embora na mitologia sua invenção é atribuída a Hermes que fabricou o instrumento a partir de um casco de tartaruga.

Era necessário muita habilidade para tocar esse instrumento, que era usado para acompanhar uma música em festivas e concursos musicais populares, como o Delia, festival de música realizado no período Arcaico. Tocar a Cítara também era considerada uma parte importante da educação de meninos gregos.

200px-Sitar_fullOriginalmente, o instrumento era composto por 5 cordas, mas mais tarde foram 7 e, finalmente, 11 cordas, esticadas dentro ou sobre uma caixa de ressonância. Uma vez que as cordas eram de igual comprimento, a sintonização foi determinada apenas pela espessura e tensão de cada corda. Existem versões que só têm cordas livres, e versões em que algumas cordas estão esticadas sobre uma manga com trastos. As notas produzidas pelo instrumento são fortes e profundas. E ele era geralmente tocado com uma palheta de madeira, marfim ou metal.

Devido ao seu tamanho e peso, o instrumento era tocado em repouso ou contra o corpo do músico.

A figura da Cítara também era muito popular em moedas ao longo dos períodos clássico e helenístico.

 

 

 


 

Ravi Shankar - Cítara

 

Um dos maiores compositores e músicos da música indiana foi Ravi Shankar. Seu principal instrumento era a Cítara. Ravi ficou conhecido por todo o mundo nos anos 60 por tocar para os Beatles.

Uma de suas músicas mais conhecidas é PRABHUJEE, que é extremamente simples e curta, mas passa uma extrema calma a quem ouve.

 


 

Prabhujee

Oh! Mestre, conceda-me um pouco de compaixão
Por favor, venha e more em meu coração.
Porque sem você, estou dolorosamente só
Encha este pote vazio do néctar do amor.
Eu não sei qualquer tantra, mantra ou adoração ritualista
Eu sei e só acredito em você!
Eu tenho o procurado no mundo inteiro
Por favor, venha e segure minha mão agora.

Posted in Instrumentos, Musica and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *