Instrumentos de Carnaval

Instrumentos de Carnaval
Instrumentos de Carnaval

Instrumentos de Carnaval : CHOCALHO Instrumento idiofônico de agitamento. Constitui-se de um cilindro de madeira ou metal de 6 a 7 cm de diâmetro , dentro do qual grãos diversos percutem em suas paredes ao se imprimir um movimento.

TAMBORIM
Tamborim é um instrumento de percussão do tipo membranofone, constituído de uma membrana esticada, em uma de suas extremidades, sobre uma armação, sem caixa de ressonância, normalmente confeccionada em metal, acrílico ou PVC.

REPIQUE
Repique é um tambor pequeno com peles em ambos os lados, tocado com uma baqueta em uma das mãos enquanto a outra mão toca diretamente sobre a pele. Criado pelas escolas de samba para repinicar um som mais agudo, serve, frequentemente, como uma espécie de condutor musical das escolas de samba, anunciando “deixas” para o grupo.

CUÍCA
A cuíca é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com dedo, produzindo um som de ronco característico.

PANDEIRO
Instrumento de percussão constituído de um aro de madeira, com ou sem guizos, tendo uma pele de animal esticada na parte central. É agitado com uma das mãos ou percutido. Muito usado no samba e no pagode, mas não se limitando a esses ritmos, sendo encontrado no baião, coco, maracatu, entre outros.

Posted in Instrumentos, Musica and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *