Atabaque

Atabaque: Hoje tem capoeira!!

 

Atabaque

 

Atabaque: é um instrumento de percussão afro. O nome surgiu da arábia al-Tabaq, que significa “prato”. Constitui-se de um tamborim cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta com couro de boi ou veado.

Podem haver três sistemas principais do couro: cordas e cunhas, ferragens (à semelhantes as congas cubanas) ou por birro entre outros tipos de tambores afro-brasileiro.

É tocado com as mãos, com baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo que está sendo tocado. Pode ser usado em kits de percussão em ritmos tais como o sabma e axé.

Curiosidades:
 A origem do atabaque varia bastante, alguns dizem que foi criado por árabes, outros afirmam que ele é de origem indígena, e alguns relatos indicam que o Atabaque é de origem africana.
O atabaque mais  antigo, foi encontrado  em uma escavação  de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores consistiam em um pedaço de tronco de árvore.  Estes troncos eram cobertos nas bordas com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos, depois, usadas  em peles mais resistentes e apareceram as primeiras baquetas. O tambor com duas peles vieram mais tarde, assim como a variedade de tamanho.
 
Cultura Africana:  O atabaque era usado por tribos como instrumento que substituía o  dialeto . 

Quando uma mensagem era passada através do atabaque, se o  informante-músico  era habilidoso  e  receptor atencioso, códigos e informações poderiam ser passadas a uma distância onde a voz não conseguia chegar. 
Quando a mensagem era de perigo o toque era um, se era de festa o toque era outro.  Assim,  os toquem iam se distinguindo e se fazendo conhecer, de tribo para tribo através dos tempos e gerações.

 

 

 

 

Posted in Instrumentos, Musica and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *